26 de dez. de 2016

Lançamentos da Editora Muiraquitã


Oi pessoal! Hoje eu vou mostrar para vocês alguns livros que foram lançados pela editora Muiraquitã em 2016. O lema da editora Muiraquitã baseia-se em contribuir com a educação e formar novos leitores, considerando que essas pessoas estejam entre os responsáveis por um mundo melhor no futuro, a editora conta com o número aproximado de 300 títulos publicados na área de Ciências Humanas. Nossas obras apresentam poetas fluminenses renomados, magistrados, advogados, médicos, professores, estudantes, profissionais liberais e acadêmicos de diversos segmentos. 


 1) A Teia Dos Sonhos 
Público: Jovens Adultos - 14 aos 24 anos

 O livro levanta questões sobre os conflitos vividos pelo jovem na sociedade moderna

 A juventude está adoecendo diante de tantas cobranças para caber em padrões sociais, nem sempre compatíveis com personalidades tão distintas.
 O livro "A Teia dos Sonhos", de Karine Aragão, discute exatamente essas questões a partir da história de duas amigas de 16 anos, que vivem as experiências comuns à rotina de qualquer adolescente, o primeiro amor, as cobranças da escola, os conflitos com os pais, a ansiedade quando surgem as dúvidas e, acima disso, a dificuldade de procurar novas referências quando se sentem perdidos num mundo que nem sempre funciona do jeito que a gente quer.
 Karine é uma escritora que vive de dentro esse universo adolescente. Seu dia a dia, como professora, é cercado de conflitos e de dilemas comuns a essa faixa etária. Por isso, a narrativa de "A Teia dos Sonhos" ganha tanta identificação entre seus personagens e o público leitor, trazendo as experiências comuns à rotina de qualquer adolescente, o primeiro amor, as cobranças da escola, os conflitos com os pais, a ansiedade quando surgem as dúvidas e, acima disso, a dificuldade de procurar novas referências quando se sentem perdidos num mundo que nem sempre funciona do jeito que a gente quer.
Informações  -  Book trailer - Comprar

2) Os Aventureiros da Solidão
Público: 17 em diante


Encontros provocantes entre Literatura e Filosofia



 O primeiro volume da Coleção Diálogos Filosófico-Literários, "Os Aventureiros da Solidão" é composto de quatro ensaios: Nas Malhas do Devaneio – o dia em que Fernando Pessoa nos reinventou; Movidos pelo Desejo – Emma Bovary e Dr. Fausto: a danação da viagem; Do Assombro e do Provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência; Do Esplendoroso Caos – Dom  Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano.

 Em "Os Aventureiros da Solidão", a autora cria diálogos entre personagens da ficção, filósofos, poetas e escritores, nos levando à um universo paralelo no duelo sobre a intemporalidade da existência humana. São textos incríveis com uma abordagem fantástica.

 Viajante por definição, Dília nos convida a nos perder de nós, a adentrarmos o abismo, em queda, sem anteparos. E é nesse vão que se abre a possibilidade de encontrarmos o nada, o estrangeiro em nós, o retrato corrompido, a náusea. Quatro - e infindos outros - encontros de solitários no assombro da existência: eu, você… Esse desafio (Hybris) a que somos aqui exortados não confirmará o fado trágico, pois se há alguma condenação no existir é a de sermos livres. E é essa condição agridoce da liberdade que nos garante diferentes narrativas.


3) Meu Pequeno Grande Sonho
Público: Infanto Juvenil - dos 8 aos 14 anos


Qual é o tamanho do seu sonho?
 Sonhamos quando dormimos... Sonhos felizes, engraçados, loucos, que nos fazem acordar alegres, eufóricos, amimados. Mas também temos os terríveis pesadelos, que nos despertam assustados e agradecidos por aquela não ser a realidade...
 E sonhamos, principalmente, acordados. Esse sonho é uma metáfora para nossos mais íntimos desejos e aspirações. Sonhar nos impulsiona, nos guia, nos inspira em nossa trajetória.
 Em Meu Pequeno Grande Sonho, o leitor vai conhecer os “Lombadinhas”, meninos que cometem pequenos furtos pela cidade, explorados pelo vilão Lafaiete. A história nos leva ao sonho, mas nos desperta para a simplicidade das pequenas coisas essenciais da vida, porém esquecidas no dia a dia.  Ao conhecer os “Lombadinhas”, o leitor será convidado a refletir sobre o que é ser criança e sobre os principais valores que a ela se devem ensinar.
 No título da obra, o que parece ser um paradoxo é justamente uma relação de complementaridade. Pequeno, porém enorme é o sonho, o sonho do menino Fred. Pequeno e tão essencial: ser acolhido, ter uma família e nela estar. Esse pequeno sonho deveria ser um direito de todas as crianças do mundo, entretanto, infelizmente, sabemos que não é assim.
 Victor Salzeda nos leva a pensar sobre o que é sonhar. No contexto de sua peça, sonhar é sinônimo de perseverar e, principalmente, de acreditar. Acreditar nas realizações dos pequenos e essenciais desejos que deixam nossas marcas na existência do mundo.

Informações - Book trailer - Comprar

4) A Lenda do Gigante Deitado e Outras Histórias 
Público: Infanto Juvenil – 5 aos 12 anos

Era uma vez...
Quem quiser que conte outra...
Um, dois, três...
Três contos, três momentos de busca, de realização de um ideal, de completude do ser, manifestos e filtrados por sentimentos de coragem, esperança, generosidade e colaboração.

Delicado e criativo, o vovô e escritor ASO, codinome do multiprofissional Antônio Soares, apresenta a seus pequenos leitores uma obra infanto-juvenil diferente, do início ao fim. Através de três contos historicamente lúdicos, ASO resgata sonhos, histórias e palavras antigas e (quase) abandonadas em nosso mundo, cada vez mais virtual, abreviado e curto.
Ilustrado e criado, palavra por palavra, pelo escritor, o livro apresenta os contos: Lenda do Gigante Deitado, O Bom Velhinho Vai Mesmo..., e Quem Pintou a Zebra? Pequenas histórias que remete o leitor, pequeno ou nem tão pequeno assim, a momentos assombrosos, curiosos, delicados e divertidos.
Antônio Soares (ASO) acrescentou e abrilhantou a literatura infanto-juvenil, com sua obra, arquitetada para se ler e debater em família, grupos e escolas. Na busca eterna pela fina e rara cultura linguística, educacional e histórica.
E, pequenos leitores, não esqueçam: os contos são pra ler e decorar, porque o vô vai cobrar! (Vovô ASO).


5) A Ciranda de Alice: brinquedos e brincadeiras
Terceiro Volume do Projeto Casa Verde
Público: Infantil - 5 aos 10 anos

Como ficará a vida de Alice, Edu e Maria, quando a família repentina-mente, precisa mudar-se para um local afastado? Como sobreviverão sem a facilidade tecnológica do dia a dia? Quais alternativas criarão para se adaptarem à situação? Crianças tem sabedoria e criatividade. Elas brincam de transformar a vida da família com o que conhecem melhor: brinquedos e brincadeiras, que são uma grande oportunidade das crianças visitarem o passado, os adultos viajarem nas lembranças e juntos criarem um mundo aprendiz. Convido-os – adultos e crianças - a completar a roda e fazer parte da Ciranda da Alice.
Brinquedos, brincadeiras, cirandas... À primeira vista assunto de criança. Não necessariamente! A ideia pode ser compartilhar. Nesta Ciranda Alice, a personagem, convida os adultos para a roda. É oportunidade para crianças visitarem o passado e adultos viajarem nas lembranças.


6) Joãozinho e a Turma do Sorriso
Publico: 2 aos 5 anos
Quem disse que escovar os dentes não é divertido?

De forma divertida o livro apresenta noções básicas de higiene bucal para os pequenos. A história começa na hora de dormir e se desenrola dentro do banheiro, quando Joãozinho conhece os amiguinhos da higiene e os vilões da saúde bucal. Os personagens foram criados para instruir, divertir e ajudar aos pequenos a entender que escovar os dentes afasta os perigos da cárie e do mal hálito. Com os dentes sadios todos mastigam bem os alimentos e crescem saudáveis.





7) Lindamar e Gabriel: a menina que virava peixinho e o peixinho preocupado

A história de Lindamar e Gabriel é bastante “nutritiva”, pois além de encantar os pequeninos com um enredo interessante, permeado de cenas do cotidiano familiar, também seduz pelo lado mágico, tão rico para as crianças.
Ressaltamos uma comparação possível da personagem com a figura da sereia, metade mulher, metade peixe. E, se a sereia cantava para seduzir os navegantes incautos para o fundo do mar, o canto de Lindamar, ao contrário, menina sereia dos tempos modernos, é para alertar os humanos sobre a necessidade de preservar a natureza, de não poluir rios e mares. É o canto da harmonia cósmica e universal.
E é o peixinho preocupado que a faz perceber toda a falta de respeito dos homens com o meio ambiente, destruindo sua fonte de vida.
O peixe figura em várias histórias infantis como elemento articulador, unindo os dois espaços cosmogônicos: terra e mar e, na maioria das vezes, sendo amigo de crianças.
E o texto de Edel Costa ao unir o ato do aprender com a magia da arte e do lúdico, convida-nos a uma leve e saborosa leitura. “Lindamar e Gabriel: a menina que virava peixinho e o peixinho preocupado” é um livro para colorir, brincar e pensar.


Por hoje é só pessoal! Até a próxima! 

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente, os títulos são muito bonitos.

      Volte sempre Suka!

      Excluir
  2. O livro a teia dos sonhos parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi! Realmente, as capas são lindas. Sim, o livro "A Teia dos Sonhos" é ótimo!

      Excluir
  4. Oi Daniel, tudo bem?

    Me interessei bastante pelo "A Teia dos sonhos", o livro tem uma premissa instigante, gosto de livros que abordam a temática jovem e seus traumas.
    Os infantis também parecem ser bem legais. É ótimo conhecer o trabalho de novas Editoras!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lice! Tudo bem?

      O livro 'A Teia dos Sonhos" é ótimo! Eu também gosto muito de conhecer o trabalho de outras editoras.

      Volte sempre!

      Excluir
  5. Fiquei bem curiosa por esse a teia de sonhos ☺
    E os infantis achei bem legal tbmmm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia! O livro "A Teia dos Sonhos" é maravilhoso.

      Volte Sempre!

      Excluir
  6. Oi Daniel, Adorei os livros de lançamento e me interessei bastante por alguns. Adorei o post, beijo.

    ResponderExcluir